Nossa missão é

integrar indústria e produtores de leite

A maior empresa de assistência técnica do país

Sempre pensando em avanços e mirando na competitividade do setor frente aos demais do agronegócio, esta empresa mineira agora objetiva ser a protagonista na criação e implantação de sistemas de integração e suas variações na América Latina, unindo produtor e indústria, e contribuindo para que a cadeia produtiva do leite brasileira seja, não só o segundo setor que mais emprega pessoas no país, mas que ganhe destaque econômico, social e ambiental em âmbito global. 

+ 0
Visitas / Mês
+ 0
Produtores Assistidos / Mês
+ 0
Laticínios Atendidos
0
Atuação em 18 Estados

Nossa história


A Cia do Leite teve início em 2014 com o objetivo de dar todo o suporte possível para a cadeia produtiva do leite. Ao longo dos anos, adquirindo experiências tanto na produção primária através da assistência técnica e gerencial para os produtores de leite, quanto em trabalhos realizados em indústrias de laticínios, os profissionais da Cia do Leite se tornaram referência em projetos mais completos e abrangentes do que aqueles com foco só na atividade leiteira ou apenas no setor de beneficiamento do leite. Este diferencial de adquirir know-how das operações de ambos os elos da cadeia e suas respectivas demandas, fez com que a Cia do Leite se destacasse nas soluções propostas em prol da cadeia em que tanto produtor quanto indústria eram beneficiados e enxergavam o valor das mudanças sem o sentimento enraizado no setor de que os dois lados trabalham em sentidos opostos.

O primeiro grande salto da empresa veio através do Programa Mais Leite Saudável, no qual a partir da regulamentação da Lei 13.137/15 as indústrias de laticínios aproveitam créditos presumidos de PIS e COFINS, originados da compra do leite in natura. Neste programa, a Cia do Leite despontou com o fornecimento de assistência técnica a produtores nas áreas de gestão, melhoramento genético, sanidade e boas práticas agropecuárias, se tornando a maior empresa de assistência técnica do seu segmento no Brasil. O segundo ponto de inflexão veio com projetos de melhoria da Qualidade do Leite, impulsionado pelas Instruções normativas IN76 eIN77, que regem as regras de qualidade do leite no nosso país.

Hoje, no caminho da terceira aceleração, depois da aquisição de empresas do mesmo segmento, do setor de tecnologia e de certificações, a Cia do Leite está expandindo seu portfólio de soluções para o mesmo público alvo.

Sempre pensando em avanços e mirando na competitividade do setor frente aos demais do agronegócio, esta empresa mineira agora objetiva ser a protagonista na criação e implantação de sistemas de integração e suas variações na América Latina, unindo produtor e indústria, e contribuindo para que a cadeia produtiva do leite brasileira seja, não só o segundo setor que mais emprega pessoas no país, mas que ganhe destaque econômico, social e ambiental em âmbito global.

Missão

Integrar indústria e produtores de leite para produzir com qualidade, competitividade e sustentabilidade, transformando vidas e realizando sonhos.

Visão

Ser reconhecida internacionalmente pela metodologia de integração da cadeia produtiva do leite até 2026.

Valores

Ética, qualidade, simplicidade, sustentabilidade e transformaçao.

Serviços

Assistência a Produtores

Assistência técnica e gerencial para produtores de leite.

Programa Mais Leite Saudável

Planejamento, execução e gerenciamento de projetos do Programa Mais Leite Saudável.

Consultoria em Qualidade do Leite

Consultoria em melhoria da Qualidade do leite com estratégias destinadas especificamente para a Indústria ou diretamente ao produtor rural, implantando as diretrizes preconizadas nas Instruções Normativas IN76/77.

Originação

Revitalização de bacias leiteiras com planejamento e execução de projetos de aumento da captação de matéria prima para Indústrias de Laticínios.

Serviços de FIV

Serviços de Fertilização in Vitro (FIV) com o fornecimento de genética de ponta para produtores rurais.

App Cia do Leite

Implementação de software de gerenciamento e comunicação entre produtor e indústria.

Alguns de nossos clientes

Da sua indústria para o produtor

App Cia do Leite

Tecnologia de integração entre a indústria e produtor, formado por: Sistema Web Gerencial para Indústria; Aplicativo do Técnico em campo e Aplicativo do Produtor.

  • Funcionalidade offline
  • Acesso a 500m da propriedade
  • API com ERP da Indústria

App do produtor

Aplicativo de comunicação entre a indústria e o produtor contendo o histórico de coletas, resultados de análises, histórico de qualidade do leite, relatórios de visitas técnicas, notificações, notícias e documentos.

App do técnico

Aplicativo para uso do técnico em campo para realização das visitas técnicas por checklist e por foto, com orientação técnica em caso de não conformidade. Vinculação de fotos para cada pergunta. Funciona offline e habilita para realização das visitas a 500 m da propriedade.

Web gerencial da indústria

Web gerencial da indústria para acompanhamento e gestão do trabalho dos técnicos em campo e evolução do volume e qualidade dos produtores, com módulo de comunicação para compartilhamento de notificações, notícias e documentos com os técnicos e produtores.

White Label Personalizado

Possui versão personalizada com a logo e identidade visual do laticínio.

Projeto Originação

Uma proposta revolucionária na cadeia produtiva do leite!

O Projeto de Originação traz o fortalecimento da relação entre Indústria de Laticínios e o Produtor de Leite, atuando diretamente nas maiores dores da atividade:

  • Falta de matéria prima;
  • Custos elevados para aquisição do leite cru;
  • Competição por leite entre laticínios;
  • Falta de competitividade com os lácteos do mercado internacional;

 

O embasamento para o projeto vem dos exemplos já consolidados em outras cadeias produtivas agropecuárias: a indústria apontando a qualidade e o volume da matéria prima que deve ser produzida, e, a utilização de capital privado do mercado financeiro para a expansão de negócios potenciais.

Iniciativas como essa trazem aumento de escala de produção, otimização logística e competitividade na originação da matéria prima.

Depoimentos de produtores do Projeto Originação

Sobre o Projeto

Em que consiste o projeto?

O projeto é formatado para oferecer um pacote de estratégias já testadas, que permitem que a indústria defina a partir de estudos, o volume de leite necessário para a completa otimização de sua planta fabril. A partir daí, ela estabelece um plano para ORIGINAR a matéria prima em seus fornecedores potenciais, com ferramentas de garantia de preços que beneficiam as duas partes e consolidam uma relação comercial duradoura e segura.

O “novo volume de leite” é obtido através do mapeamento de produtores potenciais em um raio específico em torno da fábrica, fomentando a bacia leiteira daquela unidade fabril e produzindo mais leite em um menor raio.

O grande benefício da parceria está no fato de as partes passarem a ter resultados econômicos sobre uma nova escala de produção, trazendo maior competitividade, com:

  • Melhor logística;
  • Melhor qualidade do leite;
  • Diluição de custos fixos das fábricas e fazendas;
  • Competitividade nas compras;
  • Ajustes tecnológicos;
  • Sustentabilidade;
  • Sucessão familiar e
  • Gestão.


O fortalecimento da relação entre produtor e indústria se dá principalmente devido às partes provarem de novos resultados trabalhando juntas, ainda que essa relação também seja formalmente assegurada por contrato.

A garantia do sucesso vem do acompanhamento da CIA DO LEITE desde a idealização, passando pelo planejamento dos trabalhos, até o acompanhamento dos produtores através do trabalho de assistência técnica e gerencial periódica, do início ao fim do contrato.

Benefícios:

  • “Encomendar” e produzir o leite através dos próprios fornecedores, um leite até então inexistente naquela bacia leiteira, criando um cluster de produção mais competitivo (técnicas mais profissionalizadas, máquinas compartilhadas, novas empresas de apoio ao produtor, novas prestações de serviço e ganho em escala)
  • Redução da ociosidade nas plantas
  • Redução de custo de leite colocado nas plataformas, pela redução no custo de frete
  • Redução de custos tributários para empresas que compram leite de outros estados ou de grandes produtores
  • Preço do leite indexado durante o período do projeto
  • Melhoria da qualidade do leite
  • Mitigar os efeitos da competição por leite
  • Aumento da fidelidade do produtor com a indústria
  • Redução do Turnover de fornecedores
  • Melhoramento genético do rebanho da bacia leiteira
  • Profissionalização da bacia leiteira. O melhor fomento à sucessão familiar é a melhoria do resultado. Sucessão se faz com educação, cultura e dinheiro. Na falta de qualquer um deles, ela não acontecerá.

Tudo mudou na sociedade, porque não mudarmos também?

Como Funciona?

O projeto é dividido em três partes:

- Diagnóstico e planejamento

A partir de uma demanda por volume de leite diário definida pela indústria, a CIA DO LEITE a auxiliará a identificar dentre os seus fornecedores, e outros estratégicos se necessário, produtores com perfil para produzir toda a matéria prima para cumprir a demanda.
Uma vez selecionados os produtores e a área a ser destinada para a produção encomendada, a CIA DO LEITE elabora os planos de negócio individualizados para cada fazenda, com a anuência do produtor. Caso a fazenda precise de melhorias na estrutura para o crescimento, o projeto conta com canais para viabilizar o crédito.
Com a propriedade preparada, o produtor irá financiar as vacas necessárias para atingir a nova produção contratada em compromisso com a indústria

- Definição de metas e regras de parceria

As metas de produção são definidas de acordo com: a capacidade de suporte da fazenda, com o tipo de animal escolhido e o limite de crédito do produtor.

Com essas informações projeta-se o volume de leite entregue ao laticínio pelo período de 5 a 8 anos, tempo de vigência dos contratos e do financiamento.

Um estudo do valor do leite pago ao longo dos últimos anos nas propriedades do projeto também é considerado para atrelar o preço pelo litro de leite a algum indicador que garanta o valor justo e seguro para ambos, produtor e indústria (por exemplo atrelado a um percentual do CEPEA ou do CONSELEITE). Estas regras estão inclusas no contrato de fornecimento de leite.

- Início das atividades e acompanhamento do projeto

Após auditoria da CIA DO LEITE confirmando que as propriedades estão aptas e com a estrutura e alimentação necessárias para o recebimento dos animais, as vacas são entregues aos produtores com previsão de parto próximas à data da entrega.

A CIA DO LEITE inicia o acompanhamento do produtor mensalmente antes da chegada dos animais, durante a jornada preparatória da fazenda e durante todo o período do projeto garantindo as recomendações necessárias para o atingimento da meta de produção acordada.

Pagamento do bônus de acordo com as metas À medida que o produtor atinja anualmente as metas de produção, ele receberá uma bonificação da indústria correspondente ao valor das parcelas, além do preço acordado em contrato, até a completa quitação do financiamento.

A soma dos bônus a serem pagos pela indústria, são iguais à soma das parcelas do financiamento das vacas desde que atingidas as metas. Dessa forma, a indústria poderá dizer que, de certa forma, ‘doará’ as vacas aos produtores que, em contrapartida, fornecerão o volume de leite encomendado durante o período do projeto.

Outra forma de raciocínio é interpretar que a indústria contratou o produtor para produzir um volume de leite que ela ainda não capta e, para receber esse novo leite, o custo foi o investimento nas propriedades para o aumento da produção.

Quanto Custa?

De onde vem o orçamento do projeto?

O projeto custa 0,00 (Zero Reais) por litro de leite para indústria. Como isso é possível?

É feito um estudo diretamente com a indústria de laticínios sobre as condições de logística, despesas com a compra de leite spot, perdas com a qualidade do leite e outras condições comerciais. É condição básica que o custo de cada novo litro de leite produzido no projeto deve ser mais baixo que qualquer nova oportunidade de compra pela empresa. Se o projeto não se mostrar financeiramente mais rentável do que outras formas de captação, a recomendação da CIA DO LEITE é não prosseguir com a iniciativa. Como o pagamento dos bônus só se inicia após a produção, a indústria não antecipa recursos financeiros e não toma riscos.

De onde vem o dinheiro para estruturação das propriedades e compra das vacas?

O dinheiro para o produtor estruturar a propriedade pode vir de capital próprio, financiamentos subsidiados, outras linhas de crédito das quais o produtor tem acesso, realocação de recursos da fazenda e também pode ser financiado por instituições financeiras parceiras do projeto.
O montante necessário para financiar as vacas deverá vir EXCLUSIVAMENTE de instituições financeiras parceiras do projeto. Via de regra são fundos de investimento que personalizam carência, prazos, todas as regras fundamentais para que os prazos sejam cumpridos. O segredo do sucesso desta proposta é ter o dinheiro na hora certa.

Mamíferos Podcast

Podcast

Mamíferos Podcast é dedicado a abordar temas relevantes do agronegócio, com foco especial na pecuária de leite e na produção de grãos.

Leite + Grãos + Agronegócios

Informações técnicas e gerenciais sobre a cadeia produtiva do leite, abordando também o mercado de grãos e agronegócio. Explore conosco este setor crucial para a economia do Brasil e do mundo.

Conhecimento e Dicas

Nosso objetivo é também desmistificar muitas inverdades que são ditas sobre o agronegócio e levar conhecimento, dicas e informações que possam contribuir com o seu dia-a-dia nesta atividade. 

Mamíferos

Esperamos que este seja o seu canal oficial de informação sobre o assunto! 🐄🌿🤠🚜 Afinal, quem gosta de leite é o quê?

Revista Força Leiteira

A Revista Força Leiteira é uma publicação mensal impressa e online da Cia do Leite! Seu conteúdo é destinado à capacitação dos produtores de leite através de matérias informativas e educativas, além de curiosidades e entretenimento. Nosso intuito é contribuir para que o produtor chegue no resultado mais importante: a qualidade do leite!

Desde sua primeira edição, lançada em fevereiro de 2016, a Força Leiteira traz a cada edição, matérias e assuntos atualizados que ajudam a contribuir para o bom desempenho da atividade leiteira.

Laboratório

Iniciamos nossos trabalhos em 2017, na cidade de Lavras – Minas Gerais com o objetivo de auxiliar produtores, técnicos e indústrias na melhoria da qualidade do leite e sanidade dos animais. Auxiliando assim na rentabilidade das fazendas.

Somos um laboratório referência em análises microbiológicas, com compromisso e agilidade na entrega de resultados seguros, seguindo rigorosos padrões de identificação dos patógenos.

Contamos com a tecnologia especializada para realização do diagnóstico das principais doenças infecto contagiosas que causam principalmente problemas reprodutivos e perdas de produção.

O nosso laboratório oferece diversos serviços que visam auxiliar o produtor a manter seu rebanho saudável e produtivo.

O Laboratório Cia do Leite valoriza a qualidade e a eficiência a serviço da saúde animal.

Trabalhe conosco

FAÇA PARTE DO NOSSO TIME DE CAMPEÕES

Blog

A Cia do Leite, comprometida com a excelência na produção de leite e apaixonada pela agricultura sustentável, apresenta neste blog insights, melhores práticas e as últimas novidades do setor.